sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Decágolo do texto: Avaliação da Aprendizagem... mais uma vez. Cipriano Carlos Luckesi.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Avaliação de Aprendizagem
PROFESSOR: Joseval Miranda
Aluno: Jefferson Guanabara Azevedo de Lemos

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p 61-65.

1.      “Impressiona-me ver a mudança dessas crianças em suas falas e em suas crenças sobre o que, nesse espaço de ensino, denominamos de avaliação.”   p. 61

Comentário: O autor se diz surpreso, como as mudanças dos pensamentos dos alunos em relação a avaliação do ensino. Pois nas series iniciais os alunos de ensino fundamental, não estão com os pensamentos voltados para a nota em si. O aprendizado é fundamental nesse período e até mesmo aos professores a ideia de nota é diferente, as motivações são diferentes.

2.      “... uma ação pedagógica que investia no processo da aprendizagem, a atual experiência está comprometida com o investimento no seu produto.”  p. 61

Comentário: As mudanças que ocorrem no processo de aprendizagem, como elas influenciam na avaliação. O que vemos hoje é esse padrão de torna o aluno um ser capaz de fazer provas com boa performance, mas com nenhum aprendizado real. Como diz o autor, estamos investindo num produto e não em um ser pensante e crítico.

3.       “O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”. ” p. 62

Comentário: Os critérios em que estão definidos a questão do examinar como avaliação, tem como único objetivo classificar os alunos, não pelo conhecimento adquirido, mas em como o aluno tem conseguido de certa forma “decorar conceitos” para realizar os exames propostos pelo professor.

4.      “Ao ato de examinar não importa que os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam”. p. 62

Comentário: Ao ato do exame, o que vemos é a importância do padrão de notas atual. Onde o propósito de avaliação é exclusivamente para classificar os alunos sem de fato comprovar o aprendizado ou conhecimento adquirido. O padrão de avaliação através do exame não avalia todo o processo de aprendizado, mas ao meu ponto de vista, deve ser uma das formas para medir o conhecimento e aprendizado dos alunos.

5.      “..., o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária”. p. 62
Comentário: Já ao ato de avaliar, englobamos o todo. A busca ou investigação desenvolvimento dos estudantes durante o período de aprendizagem. Tento em vista que devemos saber de forma concisa se os alunos estão ou não adquirindo o conhecimento mínimo necessário para avançar para uma próxima etapa de ensino/aprendizagem.

6.      “..., a avaliação é diagnostica”. p. 62

Comentário: A avaliação na sala de aula deve ocorrer para diagnosticar o desenvolvimento dos estudantes, avaliar se a forma como o ensino-aprendizagem vem sendo conduzido dentro de sala de aula. E em como os alunos estão se dando com cada assunto e metodologia de ensino, para obtenção de diagnósticos na prevenção de brechas e debilidades na obtenção de conhecimentos aos estudantes.

7.      “O processo compõe-se do conjunto de procedimentos que adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório;” p. 63
Comentário: O texto fala de processo como procedimentos ou metodologias que empregamos dentro da sala de aula para se obter resultados satisfatórios, que seria, os estudantes devem adquirir o conhecimento mínimo necessário para concluir aquela etapa com um índice aceitável de sucesso.
8.      “Produto, por sua vez, significa o resultado final ao qual chegamos”. p. 63
Comentário: Já na questão de produto, o que nos interessa são os resultados finais obtidos, não considerando se os estudantes obtiveram o conhecimento mínimo necessário para obtenção do grau ao qual estão concorrendo.
9.      “O ato de avaliar dedica-se a desvendar impasses e buscar soluções”. p. 64

Comentário: Voltando a questão do ato de avaliar, podemos deixar uma clareza sobre o seu real significado, criar seres críticos socialmente capazes de compreender e adquirir os conhecimentos e saber desvendar as lacunas fracas no seu desenvolvimento enquanto aluno.

10.  “Bom ensino é o ensino de qualidade que investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e satisfatórios”. p. 64


Comentário: Concluindo tudo o que foi dito, identificamos que o ensino de qualidade está ligado ao processo de ensino e como ele está sendo empregado dentro da sala de aula para ao final de todo o processo de ensino-aprendizagem temos “produtos” com qualidades significativas e conhecimentos satisfatórios. 

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