UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E
EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA:
Avaliação de Aprendizagem
PROFESSOR:
Joseval Miranda
Aluno:
Jefferson Guanabara Azevedo de Lemos
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da
aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez,
2011, p 61-65.
1.
“Impressiona-me
ver a mudança dessas crianças em suas falas e em suas crenças sobre o que,
nesse espaço de ensino, denominamos de avaliação.” p. 61
Comentário:
O autor se diz surpreso, como as mudanças dos pensamentos dos alunos em relação
a avaliação do ensino. Pois nas series iniciais os alunos de ensino
fundamental, não estão com os pensamentos voltados para a nota em si. O
aprendizado é fundamental nesse período e até mesmo aos professores a ideia de
nota é diferente, as motivações são diferentes.
2.
“...
uma ação pedagógica que investia no processo da aprendizagem, a atual
experiência está comprometida com o investimento no seu produto.” p. 61
Comentário: As mudanças que ocorrem
no processo de aprendizagem, como elas influenciam na avaliação. O que vemos
hoje é esse padrão de torna o aluno um ser capaz de fazer provas com boa
performance, mas com nenhum aprendizado real. Como diz o autor, estamos
investindo num produto e não em um ser pensante e crítico.
3.
“O ato
de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em
“aprovado ou reprovado”. ” p. 62
Comentário: Os critérios em que estão
definidos a questão do examinar como avaliação, tem como único objetivo
classificar os alunos, não pelo conhecimento adquirido, mas em como o aluno tem
conseguido de certa forma “decorar conceitos” para realizar os exames propostos
pelo professor.
4.
“Ao
ato de examinar não importa que os estudantes aprendam com qualidade, mas
somente a demonstração e classificação dos que aprenderam e dos que não
aprenderam”. p. 62
Comentário: Ao ato do exame, o que
vemos é a importância do padrão de notas atual. Onde o propósito de avaliação é
exclusivamente para classificar os alunos sem de fato comprovar o aprendizado
ou conhecimento adquirido. O padrão de avaliação através do exame não avalia
todo o processo de aprendizado, mas ao meu ponto de vista, deve ser uma das
formas para medir o conhecimento e aprendizado dos alunos.
5.
“...,
o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos
estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados,
caso seja necessária”. p. 62
Comentário:
Já ao ato de avaliar, englobamos o todo. A busca ou investigação
desenvolvimento dos estudantes durante o período de aprendizagem. Tento em
vista que devemos saber de forma concisa se os alunos estão ou não adquirindo o
conhecimento mínimo necessário para avançar para uma próxima etapa de
ensino/aprendizagem.
6.
“...,
a avaliação é diagnostica”. p. 62
Comentário: A avaliação na sala de
aula deve ocorrer para diagnosticar o desenvolvimento dos estudantes, avaliar
se a forma como o ensino-aprendizagem vem sendo conduzido dentro de sala de
aula. E em como os alunos estão se dando com cada assunto e metodologia de ensino,
para obtenção de diagnósticos na prevenção de brechas e debilidades na obtenção
de conhecimentos aos estudantes.
7.
“O
processo compõe-se do conjunto de procedimentos que adotamos para chegar ao
resultado mais satisfatório;” p. 63
Comentário:
O texto fala de processo como procedimentos ou metodologias que empregamos
dentro da sala de aula para se obter resultados satisfatórios, que seria, os
estudantes devem adquirir o conhecimento mínimo necessário para concluir aquela
etapa com um índice aceitável de sucesso.
8.
“Produto,
por sua vez, significa o resultado final ao qual chegamos”. p.
63
Comentário:
Já na questão de produto, o que nos interessa são os resultados finais obtidos,
não considerando se os estudantes obtiveram o conhecimento mínimo necessário
para obtenção do grau ao qual estão concorrendo.
9.
“O
ato de avaliar dedica-se a desvendar impasses e buscar soluções”. p.
64
Comentário: Voltando a questão do ato
de avaliar, podemos deixar uma clareza sobre o seu real significado, criar
seres críticos socialmente capazes de compreender e adquirir os conhecimentos e
saber desvendar as lacunas fracas no seu desenvolvimento enquanto aluno.
10. “Bom ensino é o ensino de qualidade
que investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e
satisfatórios”. p. 64
Comentário:
Concluindo tudo o que foi dito, identificamos que o ensino de qualidade está
ligado ao processo de ensino e como ele está sendo empregado dentro da sala de
aula para ao final de todo o processo de ensino-aprendizagem temos “produtos”
com qualidades significativas e conhecimentos satisfatórios.
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